❮ Projetos

ESCOLA PROFISSIONAL BENTO JESUS CARAÇA


INTRO
O projeto decorre da intenção da Baía do Tejo, SA em reinstalar a Escola Profissional Bento Jesus Caraça, num edifício existente de Serviços/industrial, nos antigos escritórios da Siderurgia Nacional, o Edifício 5003, situado na Aldeia de Paio Pires, Seixal.
A construção existente encontra-se em bom estado de conservação, apresentando algumas patologias, que por não comprometerem a qualidade estrutural ou as condições de salubridade do edificado, a intervenção nas mesmas permitirá a reutilização e revitalização do edifício, viabilizando economicamente o investimento na sua recuperação.
O projeto tem como conceito a “Uma Escola para a vida”, esta denominação resulta da pretensão que a escola funcione como uma comunidade educacional que promova a aprendizagem para a vida.
Deste modo, temos como objetivo construir um espaço educativo de integração e socialização, sentido como um “lar”, mas que incentive os alunos e promova uma educação equilibrada conducente a um desenvolvimento pessoal global.
Pretende-se também a manutenção da imagem exterior do objeto arquitetónico existente, preservando a sua memoria, linguagem, história, conservando o seu carisma inicial e criando uma “ponte” entre a anterior utilização associada à indústria/serviços/profissionalismo e o seu novo uso de Escola Profissional. Com esta pretensão procura-se preservar a imagem de conjunto existente.
Pretende-se desta maneira destacá-lo através de pequenos apontamentos de cor e um sistema de iluminação que o transpõe para a contemporaneidade e que identifique facilmente o seu novo uso.
A proposta reflete o esbatimento das fronteiras entre o interior e o exterior envolvente, aproveitando e trabalhando a luz natural, enquanto matéria-prima da arquitetura, reveladora da plasticidade escultórica dos espaços interiores e como elemento unificador.
A organização dos espaços resulta da concentração das atividades similares possibilitando uma otimização da funcionalidade da escola, bem como um contributo para o controlo acústico e de circulações. A concentração dos espaços de convívio dos alunos, e a sua articulação com o exterior possibilita a alteração do seu conteúdo consoante a vontade do utilizador, aumentando a sua adaptação consoante o uso, otimizando ao mesmo tempo a sua circulação.

DESENHOS

INFO
Localização: Aldeia de Paio Pires, Parque Empresarial, Seixal
Status: Ongoing
Ano: 2019
Cliente: Baía do Tejo S.A.
Área: 1255,84 m2
Levantamento Topográfico: GEOTRILHO
Levantamento Arquitetónico: MA Arquitetos
Arquitetura: MA Arquitetos
Arquitetura Paisagista: MA Arquitetos
Especialidades: ENGLISPLAN, TRAÇO ABERTO E NICHOS URBANOS
Visualizacoes 3D: MA Arquitetos